5 FATOS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE RUNAS (E UM CONSELHO EXTRA)

 
  As antigas runas nórdicas são uma poderosa ferramenta de auto-conhecimento e um oráculo maravilhoso. Mas hoje em dia a maioria das pessoas acham que runas são só isso: um oráculo. Existe muito mais sobre runas do que podemos imaginar e seus uso e aplicações só sã limitas pela criatividade humana. Aqui vão 5 fatos que você provavelmente não sabia sobre as runas.

NÃO EXISTEM SÓ 24 RUNAS
     O que chamamos de runas hoje são as letras rúnicas usadas nos tempos antigos como alfabeto. A elas são atribuídos significados e energias que são interpretados na hora da leitura. A palavra Runa significa mistério. Cada forma rúnica é uma porta que guarda um mistério de sabedoria em si. Algumas dessas formas foram usadas como letras e possuem valores fonéticos, que são as que conhecemos hoje. Mesmo não tendo um valor fonético ou funcionando como letra, essas runas também guardam seus mistérios e sua sabedoria e podem ser acessados por aqueles que buscam seriamente. 
     Ainda falando de letras rúnicas, existem 4 sistemas principais. O Futhark Antigo, que foi usado de 200 A.C. até o século VI e VII D.C. é composto de 24 runas e atualmente é o mais comum a ser usado como oráculo. A língua escrita com ele era proto-nórdico ou proto-germânico. O Futhark Novo surgiu por volta do século XVI e foi adotado como forma de escrita, passando por uma fase transição até o século IX, onde era o único a ser usado. No século XII ele deixou de ser usado e o alfabeto adotado foi o alfabeto latino. 
     O Futhark Anglo-Saxão ou Frísio foi usado na Frísia antes do aparecimento dos acampamentos anglo-saxões. Era usado para se escrever em inglês antigo e frísio antigo. Composto de 33 runas, surgiu por volta do século V e seguiu sendo usado até o final do século X, onde começou a ser trocado pelo alfabeto latino, implementado pelo missionários cristãos. 
     O último é o sistema Armanem, criado por Guido von List no começo do século XX. List era um ocultista austríaco e baseou seu sistema de 18 runas no Futhark Novo. Esse sistema é usado em alguns círculos ocultistas e principalmente neo-nazistas. O trabalho de List foi de grande importância para o renascimento das runas no século XX. Falando de runas e neo-nazismo temos nosso próximo tópico que é...

RUNAS E O ASATRÚ NÃO SÃO DE PROPRIEDADE NEO-NAZISTA
    Apesar de List e sua associação poderem ser ligados ao início do partido nazista e de suas ideias terem sido usadas no partido e na SS, as runas não são "coisa de nazista". A apropriação delas se deu devido à crença nazista do resgate à pureza e costumes dos povos antigos, puramente germânicos.
     Mas sabedoria das runas é livre para todos que queiram buscá-la e seus significados ultrapassam o tempo e espaço. Não é preciso ter ascendência germânica ou nórdica para estudar e aprender as runas e muito menos para praticar o Ásatrú. Existem muitos grupos neo-nazistas que novamente se apropriaram de uma herança histórica e tentam distorcê-la dizendo que só os "puros" de sangue germânico podem usá-la. Não importa se você é descendente de japonês, nigeriano, índio ou italiano, se você sente o chamado das runas ou da fé dentro de si, então elas são para você. 

EXISTE UM SISTEMA DE YOGA RÚNICO
     Chamado de stadhagaldr, ele envolve assumir a posição da forma da runa (stadha) com o seu corpo e entoar o som da runa (galdr) enquanto isso. Cada uma das 24 runas do futhark antigo possui sua stadha e seu galdr. É como se a stadha fosse uma asana e o galdr um mantra. Edred Thorsson desenvolve isso em seus livros Futhark e Rune Song. 
   Ao assumir a forma da runa você canaliza a energia daquela runa específica usando seu corpo e o galdr auxilia a atrair mais energia. Quer testar? Esse é a stadha e o galdr de fehu, a primeira runa:
  



RUNAS NÃO SÃO SÓ UM ORÁCULO
    O uso oracular das runas é apenas um entre diversos outros. O uso mágico das runas é onde elas realmente brilham (trocadilho ruim que pouca gente vai entender hehehe). Como as runas são energias, elas podem ser atraídas e redirecionadas para o nosso propósito. Elas podem ser usadas na consagração de objetos na forma de inscrições, criação de amuletos com símbolos rúnicos, feitiços dos mais variados tipos, combinadas com ervas para magia de cura e muito mais. 
É POSSÍVEL COMBINAR AS RUNAS EM UMA SÓ
     Existe o chamado bindrune. São duas ou mais runas unidas em uma só forma. Geralmente possuem objetivo mágico, mas nos tempos antigos também eram usadas como assinatura. Ao fazer o bindrune, a energia das runas que estão sendo unidas devem ser cuidadosamente escolhidas para não haver interferência ou anulação no objetivo pretendido. O bindrune também pode ser analisado fazendo o uso da numerologia rúnica, somando o número correspondente as runa usadas e também analisando o número (quantidade) de runas usadas. 
     Não vou mentir e dizer que o estudo das runas é fácil e tranquilo porque não é. Para estudar as runas de verdade, você precisa sentir suas energias no seu próprio corpo e interiorizá-las. Dominar as runas é feito para uma vida, se não para muitas vidas. Nunca entenderemos completamente seus mistérios, pois assim como o mundo elas estão evoluindo e mudando com o tempo. 

EXTRA: COMO COMEÇAR A ESTUDAR RUNAS
     A primeira coisa a se fazer é ter fontes e materiais confiáveis. Os livros que uso são de autores que escrevem do ponto de vista de um praticante da fé e da magia nórdica e germânica. Não aconselho livros de autores que tratam as runas como um mero oráculo, pois muito é perdido quando se tem essa abordagem. 
    As runas nasceram de um sistema de mundos e crenças que não pode ser ignorado. Mesmo que você não seja da tradição nórdica, é necessário estudar a cosmologia e teogonia nórdica para um maior entendimento de onde as runas surgiram e como elas operam. 
     Comece se familiarizando com as formas rúnicas, seus nomes e sons. Existem músicas que podem ajudar como In Maidjan do Heilung (a partir dos 3m50s) e Rún do Skald. Wardruna possui três álbuns com músicas dedicadas a cada uma das runas. 
    Independente do que esteja lendo não se esqueça de ser crítico e lembre-se de que cada autor coloca a sua própria visão sobre o que está escrevendo (inclusive eu). 

Ótima jornada para vocês e até a próxima!
.
.
.
Se interessa pelo assunto? Então você vai gostar desses livros:






Quer marcar uma consulta de runas ou tarot comigo? Só enviar mensagem pelo formulário ali do lado ou me chamar no Facebook ou Direct no Instagram.


0 comentários:

Postar um comentário